A inteligência artificial trouxe uma inovação fortíssima para todos os setores que conhecemos, pode não parecer, mas ela é uma grande revolução.
Bem não sei se você já assistiu filmes ou séries que abordam este tema, mas já adianto é sempre uma vasta reflexão sobre ética e até que ponto ela é capaz de nos substituir.
É claro que existem tanto previsões catastróficas quanto previsões fantásticas e até mesmo inacreditáveis assim como todas as grandes descobertas trouxeram.
Uma tecnologia nova sempre traz consigo inovações e temeridades e com a inteligência artificial não podia ser diferente.
Mas afinal o que é a inteligência artificial?
Uma boa definição para inteligência artificial (IA) é que ela é uma tecnologia que permite que máquinas e computadores simulem a capacidade de resolver problemas e a inteligência humana. Outra definição simples é que ela é uma tecnologia que permite a execução de tarefas.
Por si só ou combinada com outros elementos tecnológicos esta inteligência pode realizar tarefas que, de outro modo, exigiria a intervenção humana e isso é o que a torna tão atraente.
Você pode pensar: se a IA tem o intuito apenas de simular humanos então para que ela existe, já que existem humanos?
Bem, na verdade ela é muito importante e em vários aspectos seu uso pode ser nossa ruína ou salvação tudo depende de como vamos aproveitá-la. Existe uma variedade de processos humanos que com ela se tornam mais otimizados.
Vamos usar o exemplo do ChatGPT, muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com esta tecnologia por meio dele e nem se deram conta disso.
Atualmente muitas pessoas usam inteligência artificial apenas para receber respostas de determinados testes aplicados por seus professores, seja nas universidades ou escolas.
Muitos a usam também como auxílio para fazer trabalhos. Mas seu uso vai muito além disso, o próprio ChatGPT já apresenta na sua forma paga uma gama de possibilidades.
Existem várias ferramentas no ChatGPT pago como a elaboração de textos, geração de imagens, pesquisas na web em tempo real, integração de plataformas e até mesmo interpretação de arquivos.
Já é possível encontrar vários outros tipos de Chatbots similares ao ChatGPT, muitas empresas viram esta inovação e correram para fazer suas versões.
Estas alternativas também tem suas versões gratuitas e pagas, seguem algumas: Copy AI, ChatSonic, Rytr, Jasper Chat etc. Da mesma forma que o ChatGPT suas versões pagas entregam todo o refinamento que a inteligência artificial pode servir.
No mercado existem várias ferramentas desenvolvidas não apenas para responder às perguntas do usuário, mas auxiliar em diversos trabalhos.
Inteligência artificial: ferramentas que vão além do Chatbot
Na área de marketing já existe integração da IA para uso em várias estratégias. Essas ferramentas utilizam IA e conseguem facilitar e otimizar diversos processos, tornando-as indispensáveis ao profissional que almeja melhores resultados.
Salesforce Einstein
Fornece insights preditivos e recomendações automáticas: criar previsões personalizadas e recomendações com cliques, incorporar insights preditivos em qualquer registro ou aplicativo, operacionalizar a IA em todos os processos de negócios.
IBM Watson
É capaz de fazer análises preditivas de mercado e comportamentos do consumidor com precisão. Ela usa um compilado de dados para entender, raciocinar e aprender.
Chatbots avançados
Sistemas de inteligência artificial projetados para realizar interações com outros usuários – o ChatGPT é o mais conhecido. Mas eles também podem ajudar a automatizar a geração de leads, personalizar a experiência do cliente, melhorar a eficiência das campanhas e o engajamento com a audiência. Além do ChatGPT seguem outros exemplos: Google Bard, Microsoft Copilot, Replika, Cleverbot, Drift.
Jasper
Ótima ferramenta para geração de textos criativos, como posts para redes sociais, artigos de blog, descrições de produtos e campanhas publicitárias. A plataforma também consegue se adaptar ao tom e estilo do conteúdo específicos de cada marca.
Descript
Ferramenta que promete facilitar o processo de edição de áudios e vídeos, ela é muito interessante e vai além de apenas editar, ela tem uma variedade de funções como: gerar áudio a partir de textos, traduzir falas, remove palavras de preenchimento em vídeos etc. Para um youtuber ela é um prato cheio e facilita muito o trabalho.
Support Board
Visa automação de atendimento ao cliente, simplificando o processo e otimizando a ponte entre clientes e empresas. A ideia é diminuir o tempo de espera e aumentar o lucro.
A IA ainda tem previsões fantásticas para um futuro próximo
Além de todas estas ferramentas citadas, a inteligência artificial tem previsão de aplicação em várias áreas como: pesquisas, medicina, educação, etc. Podemos citar alguns dos exemplos com potencial aplicação e que vão revolucionar estas áreas, claro que isso não vai acontecer do dia para a noite, mas com o tempo muitas coisas serão otimizadas por ela.
Saúde
Diagnóstico médico que confere padrões e identifica doenças a partir de exames e histórico clínico, inclusive consultas médicas.
Finanças
Análise de dados e histórico para antecipar tendências do mercado financeiro e apoiar decisões de investimento.
Automotivo
Trata-se de uma simulação computacional que com uso de IA consegue prever riscos e ainda testar peças antes mesmo delas serem produzidas.
Varejo
Recomendação automatizada e personalizada no e-commerce, com envio de sugestões de produtos para os usuários.
Serviços ao cliente
Chatbots que conseguem interpretar e responder demandas de clientes, oferecendo respostas instantâneas e suporte 24 horas.
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
Tradução automática de idiomas em aplicativos e sites.
Indústria
Em diferentes setores, a IA apoia a manufatura inteligente com otimização de cadeias de produção, manutenção preditiva e automação de processos. Também robôs humanoides já estão no radar de inovação neste setor, conforme já anunciado pela Tesla que já há inclusive o lançamento de um robô humanoide, que ganhou o nome de Optimus, já para 2025.
Educação
Sistemas automatizados e inteligentes que personalizam o conteúdo de ensino com base no desempenho e estilo de aprendizado do aluno.
Pois é a IA está trazendo aquele futuro que víamos em filmes
É incrível pensar em algo assim, mas aquela ficção científica que existia somente em filmes como, por exemplo, “Eu, Robô” e vários outros está começando a virar realidade. Claro que estamos muito longe de alcançar este futuro, mas ninguém esperava que em tão pouco tempo a inteligência artificial teria tantos desenvolvimentos.
Espero que não tenhamos nenhum apocalipse conforme filmes desse gênero preveem constantemente, como outro que me veio à mente agora: “O exterminador do futuro”.
Tantas obras inspiradas em robôs mostraram desastres que sobe até um arrepio na espinha só de lembrar.
As previsões são realmente assustadoras, mas incrivelmente fantásticas. Imagine você deitado em uma mesa de cirurgia e o seu médico está lhe operando junto com um robô como seu assistente.
Ou até mesmo o próprio robô sendo o cirurgião com a assistência do médico, isso é muito incrível, fez-me lembrar do filme “A ilha” de 2005, que uma das cenas mostram nanorobôs sendo expelidos pelo corpo do protagonista.
Sim, os nanorobôs também podem aparecer em um futuro próximo, sabe aquele exame de rotina que você costuma fazer uma vez ao ano? Pode vir inovação aí, mas que claro não há uma data precisa.
Mas pelo menos já se tem um norte sobre o assunto, o que deixa as coisas mais otimistas para o uso da IA, mas você pode estar pensando, porque isso seria tão importante?
Eu lhe respondo: a aplicação de nanorobôs na medicina tem previsões de uso desde um simples exame de rotina ou aplicação de medicamentos a até mesmo a destruição de células cancerígenas e antes mesmo delas tornarem-se câncer.
Imagine as possibilidades, é claro que atualmente os cientistas responsáveis por pesquisas nesta área possuem previsões de aplicações bem mais modestas, mas ainda assim fantásticas como:
- Levar doses de medicamentos a qualquer lugar do corpo humano;
- Fazer o papel das vacinas;
- Ajudar em cirurgias sem corte algum, de formas cada vez mais precisas;
Pois é, muitas possibilidades compõem o futuro e isto me faz lembrar de uma frase do filósofo britânico Alan Watts ” Me dei conta de que o passado e o futuro são ilusões reais”.
A inteligência artificial vai alterar profundamente o mundo
O mundo conforme conhecemos hoje vai ser profundamente alterado, estamos presenciando o início da revolução da inteligência artificial, mas não estou dizendo isso para amedrontar e aterrorizar. A minha intenção é apenas informar com a máxima imparcialidade.
A intenção é trazer entendimento para que embarque logo neste trem de novidades para não ficar para trás.
As inteligências artificiais presentes no mercado atualmente já são capazes de auxiliar muitos processos conforme visto aqui, mas com o tempo o uso dela vai só aumentar.
Toda tecnologia nova leva um tempo para ser assimilada e leva ainda mais tempo para que as pessoas a compreendam e comecem a utilizar.
Os primeiros que iniciar este processo de compreensão e uso da IA estarão na frente desta vanguarda então deixo aqui uma indicação de eBook que compila usos dela no marketing digital.
Muitos ainda não se familiarizaram com todo este processo, antes de mais nada a gente sempre precisa pesquisar e estudar bastante sobre o que não sabemos.
O estudo é algo que muitas pessoas ainda não chegaram a desenvolver e que muitas vezes não se interessam, mas é sempre muito importante.
Então finalizo aqui lhe convidando a estudar e embarcar na era da informação espero que a leitura seja boa, clique no link e não se arrependa.